Comércio Eletrônico é sobre Produtos, Comércio Social é sobre Pessoas.
Como Criar um Ambiente de Trabalho Vencedor.

Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses e não (explorado) pelos portugueses, você acredita que viveríamos num outro país?

PERGUNTA: Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses e não (explorado)pelos portugueses, você acredita que viveríamos num outro país? Por que?

MINHA RESPOSTA: Eu não gosto muito de afirmar isso, mas possivelmente sim. 

500 anos atrás os ingleses eram o quê os americanos são hoje: um império rumo a conquista do mundo. Os portugueses, apesar de terem seus barcos - o que era uma coisa inovadora para a época - não tinham, pelo jeito, uma pegada muito comprometida. 

Portugal é um país lento, as pessoas são depressivas, ninguém manda embora ninguém, os negócios são estatais, o atendimento e serviços ao cliente são uma tristeza. 

Os portugueses que estão lendo o que eu estou escrevendo aqui sabem que estou falando a verdade. 

Existe uma discussão nesse momento na Linkedin em um grupo de profissionais portugueses sobre trabalhar ou não em Portugal. A discussão tem mais de 500 comentários de portugueses de Portugal. 90% diz que o melhor que eles tem a fazer é trabalhar FORA de Portugal. Muitos dizem que estão na Inglaterra e não voltam nunca mais. 

Se os caras são assim HOJE, imagina 500 anos atrás. 

Os ingleses invadiram os EUA, entretanto, não sei se dá para dizer que os EUA são fruto dos ingleses. Os EUA são resultado do trabalho dos próprios americanos que fundaram o país, que tiveram influência inglesa, européia e tantas outras. 

Os EUA tiveram a "sorte" de ter uma série de líderes REALMENTE QUEBRA TUDO. Benjamim Franklin e os outros fundadores dos EUA eram dúca. Vai ler a história dos caras. Eles eram empreendedores, inventores, filósofos, escritores etc. 

Enquanto nos EUA já rolava o empreendedorismo, aqui nós não tínhamos que lutar por nada. O trabalho por aqui até praticamente o início do século 20 era escravo ou estatal. Qualquer empresário era visto como um bicho de outro mundo, e algo da pior espécie. 

É por isso que ainda hoje você vê o povão brasileiro falando mal dos empresários. Faz apenas 100 anos que existe empreendedorismo por aqui. 

E pior, os portugueses demoraram muito para cair fora. D.Pedro II foi o cara que mais reinou nesse país, foram mais de 40 anos. E o melhor que ele fez durante todo o tempo que ficou no comando foi ter tirado umas férias para que a princesa Isabel pudesse abolir os escravos. 

Se dependesse dele os negros seriam escravos por um bom tempo. 

Agora, nada disso pode ser desculpas para o que você é. Tá certo que o DNA fala muito, e tem grande influência, mas, se você, eu e mais alguns, mandarmos nossos filhos para fora, para conhecerem o mundo, a tendência é termos um povo com uma pegada mais comprometida com o futuro de tudo e todos. 

VAMOS QUE VAMOS!!


Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Pureza x virgindade...

O pureza chega em casa empolgado: - papi, papi, não sou mais virgem!!!

- legal! como foi meu filho???

- Meu rabo tá doendo um pouco mais foi legal...


Forte abraço,

Gabriel Peixoto
Segunda dúvida: tomastes gadernal até quantos anos?

Existiram dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento. O fator principal que definiu isso foi o CLIMA. Isso mesmo, o clima.
Veja bem, Norte da América do Norte = clima TEMPERADO = clima EUROPEU = produção dos mesmos tipos de monoculturas. Os europeus buscavam a COMPLEMENTAÇÃO de sua metrópole através de áreas que pudessem oferecer algo diferente do encontrado no Velho Continente, o que não ocorria no NORTE da América do Norte. Tanto é que no Sul dos Estados Unidos ocorreu colonização de EXPLORAÇÃO.
A Inglaterra também enfrenteva nessa época conflitos internos e, de certa forma, teve de deixar um pouco de lado o governo nas colônias. A maioria dos que migraram para cá eram protestantes ou cidadãos que não concordavam com os ideais absolutistas vigentes na Europa.
Passados os conflitos internos, a Inglaterra voltou os olhos para a colônia e passou a cobrar e aumentar impostos dos colonos. Estes se uniram contra a metrópole e conquistaram a Independência dos Estados Unidos.

Agora, reflita. O Brasil, sendo um país de clima tropical, não sofreria exploração ???

Pode-se se dizer que a culpa de estarmos nessa situação seja a dos portugueses. Eles travaram isso aqui durante séculos, juntamente com os Espanhóis. Tinha muita cobrança da Metrópole em relação a colônia, praticamente nos estrangulavam. Ao contrário da Inglaterra, que deixava sua colônia mais ``livre`` para trabalhar, produzir,etc.
Outro fator importante dos EUA foi que além dos ingleses, outros povos colonizaram aquela terra, holandeses, alemães, irlandeses, nórdicos, etc. Tinha mais gente, mais diversificação. Aqui, só portuguezada dominando tudo,óra poix poix.

Eu creio que seria melhor SIM. Basta olhar para o Sul do Brasil, que foi colonizado predominantemente por imigrantes de outros Países e, se não podemos dizer que é uma região desenvolvida, ao menos não faz feio em termos de índices sociais latino americanos.

Talvez não fôssemos um EUA ou Canadá, coisa muito improvável porque somos rodeados por Países subdesenvolvidos e somos um País tropical. Não sou determinista, mas cabe lembrar que o clima tropical produzia gêneros que não eram produzidos na Europa, e com certeza a inglaterra encontraria uma forma de fazer lucro no Brasil.

O que vocês precisam se ater é que uma coisa era a Colonização das Grandes Navegações, iniciadas no Século XVI. Outra muito diferente é a Neo Colonização da África e da Ásia no Século XIX em plena era industrial.

Então não sei se seríamos um País desenvolvido, mas que seríamos um País melhor é uma possibilidade que devemos levar em conta mais que outras. Creio que teríamos um nível de vida semelhante ao Argentino ou Uruguaio e seriamos provavelmente um só País sim, mas com fronteiras diferentes das atuais.

Seríamos um só País pelo seguinte. Digamos que a Inglaterra fundasse várias colonias no Brasil. Umas dez, digamos. Essas colônias seriam dez colônias de língua e idiosincrasia anglo-saxã em meio a um continente completamente hispânico.

Creio que teríamos uma política igualmente expancionista, porque essa é uma caracteristica dos europeus de modo geral.

Por fim, a minha opinião é que seríamos um País melhor, não exatamente desenvolvido, mas melhor com certeza. Talvez até estivéssemos à beira do Mundo Desenvolvido na atualidade, porque é um fato que os portugueses não tem fama por manejarem bem negócios e colônias.

Apesar de tudo isso, creio que é ainda possível mudar o Brasil. Não vamos ter suburbios como os americanos, e dificilmente acabaremos com a miséria do País em menos de 30 anos, mas se forem feitos grandes investimentos em educação e tecnologia, que é o que forma a capacidade produtiva e crítica da população, o Brasil pode dar um grande salto de qualidade.

Recursos naturais para isso nós temos. O que nos fode, é a nossa classe política e nossa elite pensante e economica que não se move para esse fim. Nosso País deveria começar já a investir ao menos 10% do PIB em educação. A TV, a poderosa Globo, o SBT, a BAND todos, deveriam fazer uma grande frente pela educação, mostrando as vantagens de estudar, de colocar a educação como prioridade. Se isso for feito já, frutos podem ser colhidos já daqui a 20 anos e aí sim, daqui a uns 30 anos poderemos ter o Brasil Potencia que tanto sonhamos e PODEMOS ter.

SE O BRASIL FOSSE COLONIZADO POR ET'S AÍ SIM SERIA MUITO MAIS AVANÇADO ! SRSRS

Certamente não existiria Brasil.

Manter uma estrutura administrativa do tamanho do Brasil seria absurda pelo modo inglês. Basta lembrar que até mesmo as colônias de povoamento da América do Norte eram 13. Também há que se considerar se os ingleses se manteriam em colônias de povoamento ou de exploração (como o caso da Guiana).

De outro lado, poderia haver disputas nessas terras de interesses ingleses com franceses e espanhóis (principalmente na Época filipina).

Equivocam-se aqueles que acham que o Brasil teria uma pujança tal qual os EUA e teria essa dimensão continental de hoje.

A pujança só ocorreria, como disse se o modelo de colonização seguisse o estilo da Austrália, Nova Zelândia e Ilhas Falklands (ou Malvinas, para os argentinos).

Já a dimensão, só se houvesse do ponto de vista de organização, a viabilidade de manter a unidade de todo o território. Senão, seríamos retalhados tal qual o mapa da África.

O melhor comentário que lí e endosso totalmente, o do Torricely; o Brasil herdou uma herança maldita que ainda se reflete em nossa sociedade, há uma frase no livro 1808 q vale a pena ser lido, que na visita de uma ilustre francesa ao rio de janeiro disse: q pena um pais tão lindo ser colonizado por um país tão miserável- lembremos q d. joão vi veio fugido de portugal pois temia invasão de n. bonaparte- talvez por isso somos um povo q nada faz perante tanta bandalheira (somos, admitamos, diferente de outros paises q a qualquer deslize de governo vão as rua protestar e nós....... NADA!!!

sim eu viveria em outro país chamado portugal

O problema do Brasil e essa choradeira histórica, parece menino mimado,"não fiz a tarefa por isso ou por aquilo" o problema e esse, somos subdesenvolvidos, porque nunca levamos a serio essa nação, mesmo com a exploração, ainda assim daria prà sermos desenvolvidos, mas nossos antepassados preferiram cruzar os braços...o único culpado por nossos problemas não e Portugal, e sim o próprio brasileiro.

A nossa situação só mudaria se nos fossemos os colonizadores e não os colonizados

Por que escrevem após a assinatura?
Por que assinam se o post já indica quem escreveu?
Por que o blog tem tantos leitores que detestam as coisas daqui?
Por que Jordão não está nunca errado???

Amo todos vocês que contribuim com críticas, relatos as vezes fantasiosos, e até mesmo palavras de elogio, sempre aprendo algo!

Fui


Dom pedro II não foi um cara que o melhor que fez foi tirar umas férias para que a princesa Isabel abolisse a escrevidão ,muito do que temos hoje devemos a ele ,ele foi um dos governantes mais brilhantes que o Brasil já teve

Quanta besteira!
Pelo texto se nota que o autor não tem nenhuma noção de história do Brasil, ou algo parecido.
Quem quer que estivesse nos colonizado, ainda seriamos uma colonia de exploração, a grande diferença, talvez, seria um Inglês ou Francês com sotaque.
Também, ao autor do texto, peço que estude mais sobre o Brasil Imperial. Principalmente o segundo reinado. Falar que a melhor coisa que D. Pedro, um dos maiores governantes e estadistas Brasileiros, fez, foi tirar férias é de um equivoco e risibilidade gigantescas de alguém que nada tem a dizer, por não conhecer -Ou conheçer superficialmente- sobre o assunto que tenta falar.
É uma pena se deparar com textos superficiais e alienados que em nada acrescentam, além, claro, da ignorância.

Burrice pegada. Post de merda. Autor ignorante.

Depois de lidas algumas das respostas nem deu vontade de continuar a ler. Poucas são as pessoas que têm uma percepção da realidade ocorrida nos tempos de colonização do Brasil.
Não compreendo sequer o odio que muitos dos brasileiros têm em relação ao povo português.

Reparem:
quantas vezes Portugal foi invadido e conquistado pelos Romanos, pelos Mouros e Germanicos? Quantas vidas foram ceifadas e escravizadas? Cruzámos os braços? Não! Lutámos e muitas vezes perdemos, mas lutámos...

Portugal aventurou-se pelos mares...assim como os Espanhois.
Interessa lá se vocês tivessem sido explorados, colonizados pelos Portugueses, Espanhois, Americanos, Ingleses, o proposito na vossa terra seria sempre o mesmo, sempre!Aproveitar a materia prima. Mas isso é básico!Isso é cliché!

Qual era a razão de muitos brasileiros emigrarem para Portugal? Não era ter uma remuneração adequada e melhores condições de vida? Não é isso que um emigrante deseja quando sai do seu país em busca de realização ? Não é uma conquista pessoal?

E já que falam tanto das vidas dos indigenas que o povo portugues ceifou e escravizou, porque não fazem o contrario?

Lutem ao lado dos povos Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul, lutem para que seja feita a demarcação de seus territórios tradicionais e para que não sejam expulsos da propria terra.. São o vosso povo indigena,milenar...
VOCES AQUI A DISCUTIREM A DESTRUIÇÃO E ESCRAVIZAÇÃO DOS INDIGENAS NA EPOCA DOS DESCOBRIMENTOS E HOJE, EM PLENO SECULO XXI ESTAO A PERMITIR QUE SE FAÇA O MESMO, PELAS VOSSAS PROPRIAS MÃOS!!! ESTÃO A PERMITIR QUE SE FAÇA O QUE TANTO CRITICAM!

O interesse está acima de tudo...INFELIZMENTE.

Eu acho que o Brasil seria quase a mesma coisa pois quantas vezes o Brasil já foi ajudado pela Inglaterra. e se fosse a Inglaterra que colonizasse o Brasil seria até melhor do que é hoje e é provável que se chamasse a princípio de Vice Reino da Inglaterra mas se esse mundo existisse não estaria aqui falando sobre isso!

O MAL do Brasil herdado de Portugal chama-se Igreja Católica Apostólica Romana.
Os portugueses vieram para o Brasil já contaminados pela pestilência do catolicismo sob o jugo dos chamados Reis Católicos da península ibérica, D. Fernando, D.Isabel e sua descendência, em conluio com o Papado.
Trata-se de ser católico ou não-católico para se ter alguma perspectiva de virtude.
Brasil católico e Brasil desenvolvido são possibilidades excludentes.
A Igreja Católica é fingimento puro. Faz-se caridade para ir para o céu e se diz estar ajudando a melhorar a vida das pessoas. Covardia! Insanidade! Falácia! Sofisma! Ambiguidade! Fingimento em último grau.
A Igreja Católica deve ser reduzida à sua real importância para que o Brasil tenha chance de dignidade e justiça social.
FRANCISCO DE LIMA GOMES
f_l_gomes@hotmail.com

Eu sou Português.
Por consequência, sou culpado por tudo que tem de errado no Brasil.
Os Brasileiros, são obviamente totalmente irresponsáveis.
Está encontrado o bode expiatório...
Continuação de muitos sucessos irresponsáveis.
Abraços saudosos e fraternais do outro lado do Atlântico.

Camarada. Falaste com portugueses que emigraram pra Inglaterra? Proeza!! Inglaterra tem mts poucos portugueses... Se falasse na França, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Belgica... Isso sim, sao paises com mts portugueses emigrantes... Os Portugueses não tem qq problema em emigrar, tá no sangue o espirito aventureiro, dá pra ver pelas antigas colonias... O Brasil tem recebido milhoes de emigrantes, italianos, alemães, holandeses, japoneses, franceses e mts outros... Isso melhorou alguma coisa? E se outros colonizadores como a Espanha, França ou Inglaterra, dividissem o Brasil em pequenas colonias e hoje o Brasil, em vez de ser um grande pais, estivesse dividido em pequenos paises? Voces tem que saber lidar com a portuguesice que tem no sangue, tem que aceitar isso, assim comos os portugueses tem que aceitar a sua descendência (Ibéricos, celtas, romanos, suevos, visigodos, franceses, muçulmanos, etc...) Bem haja!!!

Na verdade o que começou dando errado foi o fato dos jesuitas terem desembracado nas praias do Brasil. Se o que dizem é verdade, que o a Igreja tem e sempre teve influencia na sociedade ( antigamente era tao influente que determinava os rumos dos paises) entao a Igreja Catolica tem sua parte no atraso brasileiro nos dias de hj. O que se pode dizer de uma Igreja que tem como doutrina a glorificação da pobreza? eles acham lindo ser pobre, desapegado com coisas materiais, atrasados, beijando imagens de santos. So que é pura hipocrisia da Igreja ne? pq eles (catolicos) pregam a pobreza aos paises em que sao maioria ( sao maioria em paises pobres do terceiro mundo tipo da america central e do sul), mas em contraponto o Vaticano tem nd menos que uns 3 trilhoes de Euros em patrimonio mundo afora.

Cara nao sabe de historia, mixtura emprendedorismo com colonicacao... vanagloria a um pais de piratas e esclavistas e fala cliches sobre os portugas para criticar que o Brasil é corrupto e incompetente... que pena da meu amigo... assim va o teu pais com pessoal como tu.

Brasil, terra abencoado de herenca portuguesa. Se nao fosse colonizado pelos portugueses, Brasil nao seria Brasil.

1º Ponto: Penso que Brasil deveria ter sido colonizado pelos ingleses. Assim o povo era outro !!!!Igual ao dos ingleses que se tornaram americanos... Um povo trabalhador, cheio de génios.
Não havia diferenças entre Norte e Sul!!! Não tinham escravos. Os negros americanos são mais inteligentes que os negros brasileiros, blá , blaá, blá,...
Era muito mais fácil entrar pela floresta densa do Brasil do que pelas planícies americanas....
Os europeus preferiam ir patra o Brasil do que para a mérica do norte

O que eu sugiro é que antes de escrever textos como este, vá aprender a escrever primeiro.

Gabriel peixoto, vc é um boca porca não nega que é brasileiro.

os Estados unidos é o que e hoje graças aos ingleses eles colonizaram o canada que tambem tem influencia francesa a africa do sul que e hoje o país mais rico do continente africano,australia,nova zelandia

O Brasil sofreu uma colonização de RAPINAGEM, exploração coisa nenhuma!

O importante é não confundir povoamento com colonização.....

Os Estados Unidos não foram colonizados pelos ingleses, mas sim povoados pelos ingleses e irlandeses. Já no caso da India, ela não foi povoada pelos ingleses, mas sim colonizada.

Vocêé que é um ignorante Gabriel ( e ainda mal educado por escrever em letra maiúscula). Vai estudar história.

Eu acho q se a gente fosse colonizado por ingleses, nosso país seria bem mais próspero!! Por outro lado, muitos de nós não teríamos nascido e com isso nem estaríamos comentando aqui kkk

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)